PUBLICIDADE
Notícias

Ford anuncia São Paulo como 12ª sede do Desafio da Mobilidade Ford

12:50 | 03/02/2015
A Ford anunciou nesta terça-feira, 3, durante coletiva de imprensa na edição 2015 da Campus Party, a capital paulista como a 12ª cidade do mundo a sediar a iniciativa global da montadora que incentiva desenvolvedores a criarem aplicativos e estratégias para identificar e solucionar problemas de mobilidade. No País, os projetos do "Desafio da Mobilidade Ford Brasil" deverão ter como tema "congestionamento". O projeto está programado para acontecer no terceiro trimestre deste ano.

O programa faz parte da série global iniciada em julho do ano passado, que já realizou desafios em 11 cidades: Lisboa (Portugal); Los Angeles (EUA); Mumbai, Nova Délhi e Chennai (Índia); Shangai e Chongqing (China), Londres (Reino Unido), Johannesburgo (África do Sul), Buenos Aires (Argentina) e Austrália. A gerente Global de Pesquisa sobre o Futuro da Mobilidade, Erica Klampfl, explicou que as ideias e propriedade intelectual dos projetos pertencerão aos desenvolvedores, mas ponderou que a Ford poderá incorporar algumas "ideias em potencial" no futuro.

Erica afirmou que o objetivo da Ford é dar "outras soluções" para pessoas que se interessam por outros modais de transporte. "Há sim muitas alternativas diversas para ajudar a reduzir o trânsito, mas há coisa também que a cidade pode fazer", defendeu. Segundo ela, como uma empresa de carros, o trabalho da Ford não deve ser incentivar o fim do uso do carro, mas dar informações que ajudem a melhorar a mobilidade. Ela reconheceu que os investimentos da Ford em tecnologia têm o objetivo também de atrair novo perfil de consumidores.

O vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, ponderou que o objetivo do projeto é dar opções para a população usar o carro da "melhor maneira possível". "Não temos percebido no mundo que as pessoas querem abrir mão do carro, percebemos que elas querem usar da melhor maneira possível. E a tecnologia pode evitar essa questão de faz uma coisa ou outra", afirmou. De acordo com ele, o projeto será aberto a qualquer pessoa que queira participar, individualmente ou em grupo. As regras devem ser divulgadas posteriormente, assim como o prêmio ao vencedor.

Hackathon

Na oitava edição da Campus Party, a Ford está promovendo uma maratona de desenvolvimento de software, conhecida como Hackathon. O objetivo é incentivar os participantes a desenvolver, individualmente ou em dupla, programas para as plataformas iOS e Android que tragam "vantagens, conforto ou melhorias" para os motoristas e que sejam compatíveis com o SYNC App Link, já usado no Novo Ka. O modelo será o prêmio do ganhador da maratona.

TAGS