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Feriados podem gerar perdas de até R$ 15,5 bilhões ao comércio

Em virtude do menor número de dias úteis em 2015, o impacto anual deverá ser 22,5% maior do que no ano passado

12:03 | 03/02/2015

Dos 11 feriados deste ano, apenas o do dia 15 de novembro (Proclamação da República), cai no final de semana, um domingo. Os demais coincidem em dias úteis. A segunda-feira é campeã de ocorrências, gerando períodos prolongados de descanso. Fato que deve prejudicar a economia do comércio.

O impacto dos feriados pode chegar a um prejuízo de R$ 15,5 bilhões, resultado 22,5% maior que o de 2014, já descontada a expectativa de inflação prevista para 2015.
 
Além de perdas parciais de vendas, o fechamento dos estabelecimentos ou a opção pela abertura das lojas em dias não úteis compromete a lucratividade do setor por conta do aumento dos custos trabalhistas para que funcionários trabalhem em dias de feriado. A hora trabalhada, como outros encargos do dia, devem ser pagos em dobro ao trabalhador, o que acaba onerando a folha de pagamento.

Para o economista Fabio Bentes, este não é um bom momento para o comércio, segundo ele o setor vive seu pior ano desde 2003. "Há muito tempo o comércio não vende tão pouco, funcionar durante um feriado encaresse muito os custos com pessoal e acaba comprometendo a rentabilidade do setor", afirma.

De acordo com a pesquisa, cada feriado diminui a lucratividade do segmento em 10,1%. Os dados são da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do COmércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Redação O POVO Online

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