PUBLICIDADE
Notícias

Exportação de automóveis para Argentina caiu 64% em janeiro, diz Daniel Godinho

16:00 | 02/02/2015
A queda nas exportações do Brasil para países da América Latina foi puxada pela Argentina, destacou o secretário de comércio exterior do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Daniel Godinho. Somente as vendas brasileiras de automóveis para o mercado argentino caíram 64% em janeiro. Foi justamente a retração de 58% nos embarques de automóveis que explicou a queda das vendas de manufaturados no mês passado.

Godinho afirmou também nesta segunda-feira, 2, que a queda no preço do minério de ferro afetou as exportações brasileiras para a China. Segundo ele, as exportações de minério de ferro para o país asiático caíram 63% no mês passado por causa, principalmente, do fator preço.

O secretário disse que houve uma pequena queda nas quantidades embarcadas que ainda não indicam um tendência de diminuição da demanda chinesa, embora tenha admitido que a desaceleração da economia da China pode vir a afetar a demanda. "Se isolarmos a China, para o restante da Ásia tem crescimento, principalmente para Indonésia e Vietnã. Temos que olhar para o mercado chinês para entender a queda para das exportações para a Ásia", comentou.

Para os Estados Unidos, houve uma queda das exportações de 3% por conta do recuo nos preços do petróleo. As vendas do combustível para o mercado norte-americano caiu 45%, o que foi compensado em parte pelo aumento das exportações de semimanufaturados de ferro e aço e aviões.

Houve também uma queda de 9,3% nas importações brasileiras dos Estados Unidos, reduzindo o déficit comercial entre os dois países. Os EUA foram o principal mercado de produtos brasileiros manufaturados em 2014 e o governo conta com a continuidade da melhora do mercado para aumentar as vendas para o país.

TAGS