PUBLICIDADE
Notícias

Demanda por petróleo está crescendo, diz ministro do petróleo saudita

08:40 | 25/02/2015
A demanda por petróleo bruto está crescendo e o mercado da commodity tem mostrado tranquilidade, afirmou nesta quarta-feira o ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, nos seu primeiro comentário público desde dezembro.

"Por que vocês querem agitar os mercados? Os mercados estão calmos...a demanda está crescendo", disse Naimi a repórteres, às margens de uma conferência em Jazan, cidade costeira do sudoeste saudita.

A fala de Naimi repete a visão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que, em relatório divulgado neste mês, previu que o aumento do consumo dos motoristas nos EUA irá impulsionar a demanda e, possivelmente, os preços do petróleo, ao longo do ano.

A Arábia Saudita e outros integrantes da Opep estão monitorando o mercado de petróleo atentamente em busca de sinais do impacto de sua estratégia de manter o teto de produção do grupo inalterado, em 30 milhões de barris por dia, apesar da forte tendência de queda mostrada pelo petróleo desde meados do ano passado.

Recentemente, a Arábia Saudita reduziu os preços de seu petróleo vendido à Ásia, onde a demanda havia se enfraquecido.

Após perder cerca de metade de seu valor em sete meses e, posteriormente, apresentar uma breve recuperação, o petróleo do tipo Brent tem se mostrado relativamente estável esta semana, oscilando entre US$ 59 e US$ 61. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS