PUBLICIDADE
Notícias

Consumidor eleva para 7,9% expectativa de inflação, diz FGV

09:10 | 24/02/2015
A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses ficou em 7,9% em fevereiro, mostra o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores divulgado nesta terça-feira, 24, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado é superior ao dado de janeiro, de 7,2%.

Em fevereiro, o indicador abandonou o intervalo entre 7,0% e 7,5% que mostrava desde abril de 2013 para alcançar o segundo maior valor da série histórica, perdendo apenas para os 8,1% registrados em setembro de 2005, quando a pesquisa começou, destacou a FGV. "Parece que os consumidores estão sentindo a presente elevação dos preços e criando expectativas pessimistas para o futuro", observa o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV/IBRE, por meio de nota.

O Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores é obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem do Consumidor. Produzidos desde setembro de 2005, os dados vinham sendo divulgados de forma acessória às análises sobre a evolução da confiança do consumidor. Desde maio de 2014 as informações passaram a ser anunciadas separadamente. A Sondagem do Consumidor da FGV coleta mensalmente informações de mais de 2,1 mil brasileiros em sete das principais capitais do País. Aproximadamente 75% destes entrevistados respondem aos quesitos relacionados às expectativas de inflação.

TAGS