PUBLICIDADE
Notícias

Com resultado da produção industrial RC Consultores vê cenário de recessão

09:40 | 03/02/2015
A queda na produção industrial de 2014 reforça o cenário difícil e de decepção do setor no ano passado, avaliou nesta terça-feira, 3, ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. o economista Marcel Caparoz, da RC Consultores. "Foi um ano em que não se conseguiu produzir. Os dados só confirmam isso. Se olharmos para 2015, as perspectivas já não são boas e colocam um viés de recessão. 2015 já deve ser um ano de recessão", avaliou.

Na comparação interanual, o economista ressaltou que apenas em fevereiro de 2014 a produção industrial teve variação positiva, enquanto no restante foram somente resultados de baixa. "Quase todo o ano foi negativo", afirmou. Nesse cenário, Caparoz estima novo declínio da produção industrial este ano, de 0,50%. "Se avaliarmos a Focus (pesquisa do Banco Central), em janeiro de 2014, as expectativas do mercado para a produção da indústria em 2015 era de expansão de 3% e agora, um ano depois, caiu para um recuo de 0,5%. Só comprova que foi um ano difícil", completou.

Para o economista, o ano de 2015 será recessivo para a economia brasileira. Por enquanto, a RC Consultores trabalha com expectativa de declínio entre 0,15% e 0,20% do Produto Interno Bruto (PIB) fechado do período. "Mas o potencial de recessão pode ser maior com um provável racionamento de energia e agravamento da crise hídrica", ponderou, acrescentando que a própria adoção do sistema de bandeira vermelha no País neste começo de ano já embute perspectivas desfavoráveis para a indústria e a economia como um todo. "Tendo ou não racionamento, há um custo com a adoção da bandeira vermelha, que já dá um viés de recessão", disse.

Na visão de Caparoz, o governo precisa adotar medidas que diminuam a previsibilidade e a instabilidade do setor industrial, na tentativa de recuperar a confiança dos empresários, além da simplificação da carga tributária. "Se aumentar a confiança, os investimentos tendem a acontecer. Veja o resultado de bens de capital, que veio ruim. Quem demanda não está fazendo investimento", analisou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial caiu 2,8% em dezembro ante novembro, com ajuste, e cedeu 2,7% na comparação com o último mês de 2013, sem ajuste sazonal. Em 2014, a produção da indústria teve recuo de 3,2%. Já a produção de bens de capital teve retração de 23% em dezembro em relação ao mês anterior e acumulou em 2014 queda de 9,6%.

TAGS