PUBLICIDADE
Notícias

Com protesto de caminhoneiros, Fiat deixa de produzir 6 mil veículos em Betim

19:10 | 24/02/2015
Os protestos de caminhoneiros que bloqueiam várias rodovias no País devem fazer com que ao menos 6 mil veículos deixem de ser produzidos na fábrica da Fiat de Betim (MG). Isso porque a produção na unidade está parada desde a tarde de segunda-feira, 23, e deve seguir suspensa pelo menos até a manhã desta quarta-feira. Com isso, serão 48 horas de paralisação no setor produtivo da fábrica, que produz cerca de 3 mil veículos por dia.

A montadora comunicou hoje que resolveu dispensar também os cerca de 1,5 mil trabalhadores do turno da noite desta terça-feira e os 3 mil da manhã desta quarta. Mais cedo, a Fiat tinha anunciado a dispensa dos cerca de 6 mil funcionários da manhã e da tarde de hoje. Os metalúrgicos do segundo e terceiro turnos de ontem também foram liberados. A expectativa da empresa é retomar a produção a partir da tarde desta quarta-feira.

A Fiat explica que os funcionários estão sendo dispensados por causa do atraso nos fornecimentos de autopeças e componentes utilizados na fabricação de veículos. A fábrica de Betim está localizada em um trecho de alta concentração industrial da BR-381, principal ligação entre São Paulo e Belo Horizonte. A montadora diz que algumas peças estão chegando por "caminhos alternativos" e, com isso, prevê que parte dos estoques já deverá estar formada amanhã.

Pernambuco

Em Pernambuco, representantes do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Veículos Automotores e Correlatos (Sintrave-PE) fizeram passeata na manhã desta terça-feira, no Cais de Santa Rita, no Recife, reivindicando contratação de profissionais pernambucanos para fazer o transporte dos veículos produzidos pela fábrica da Fiat/Jeep em Goiana (PE). Na unidade, a montadora produz em série o jeep Renegade desde o último dia 19. A previsão é de que o modelo chegue às concessionárias em abril.

Na Fiat, o transporte de veículos é realizado pela empresa mineira Sada há 37 anos. Em 2012, a empresa ganhou novo contrato, dentro de uma política de sustentabilidade, baseada na redução no número de viagens, de acordo com nota enviada à imprensa. Segundo a Sada, os veículos que saem da sede da empresa em Minas Gerais, em direção a Pernambuco, são os mesmos que levam os veículos fabricados em Goiana ao Sudeste do País.

Na manhã desta terça-feira, o presidente da Fiat, Clodovino Belini, esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff em Brasília. O tema do encontro, contudo, não foi divulgado oficialmente nem pelo governo, nem pela empresa. O executivo deixou o Palácio do Planalto sem falar com a imprensa. A assessoria de imprensa da montadora informou que Belini não iria comentar o que discutiu com a presidente.

TAGS