PUBLICIDADE
Notícias

Busca de empresas por crédito cresce 12,3% em janeiro, diz Serasa

09:40 | 19/02/2015
A procura das empresas por crédito cresceu em janeiro. A maior demanda no mês passado foi registrada tanto em comparação a dezembro (+12,3%) quanto a janeiro de 2014 (6,4%), de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. A maior disposição em financiar-se decorre do movimento típico de recomposição dos estoques depois das festas de fim de ano.

Os economistas da Serasa Experian observam que o crescimento da demanda ocorreu mais intensamente nas micro e pequenas empresas do que nas médias e grandes. Essa situação, dizem os economistas, pode "significar que, diante da maior seletividade e rigor creditício junto às instituições financeiras, dado o atual quadro econômico mais adverso, as micro e pequenas empresas estejam buscando fontes alternativas de financiamento como o crédito mercantil, por exemplo".

De acordo com o levantamento, as firmas de menor porte demandaram 13,1% mais crédito em janeiro do que em dezembro do ano passado. Nas médias empresas, o aumento da procura foi bem menor, crescendo apenas 1,9% no primeiro mês do ano. Já nas grandes empresas houve retração de 0,4% na demanda por crédito em janeiro em relação a dezembro.

Segundo a Serasa Experian, todos os setores econômicos registraram elevação na demanda por crédito no primeiro mês do ano. A maior alta ocorreu na indústria, com crescimento de 15,5% em comparação a dezembro. No comércio, a elevação foi de 12,2%, e, no setor de serviços, o crescimento foi de 11,9% na mesma base de comparação.

Os empresários da região Sul foram os que apresentaram maior demanda por crédito no mês passado, registrando uma alta de 13,8% em relação a dezembro. Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (12,6%) e Nordeste (12,4%). No Centro-Oeste, o aumento foi de 10,5% e, no Norte, 8,8%.

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.

TAGS