PUBLICIDADE
Notícias

BID e Dilma Rousseff discutem atividades junto ao setor privado

Reforma em marcha deve ampliar e melhorar a capacidade do Banco no atendimento a empresas na América Latina e no Caribe

08:59 | 05/02/2015
O Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, reuniu-se na última quarta-feira, 4, com a Presidenta Dilma Rousseff, para discutir avanços na consolidação das atividades do Grupo BID com o setor privado, assim como áreas de apoio à agenda de desenvolvimento do Brasil.

Após a realização de estudos e avaliações independentes, o Banco vem passando por uma reforma que busca maximizar o impacto no desenvolvimento das intervenções e do uso eficiente dos recursos do Grupo. De acordo com Moreno, há a expectativa de novas definições na próxima Reunião Anual da Assembleia de Governadores, que acontece em março na cidade de Busan, na Coreia.

“No BID, reconhecemos a importância do setor privado como instrumento para o crescimento da região. O processo de reforma que estamos adiantando busca fortalecer nossa capacidade de atender a este setor e fomentar o desenvolvimento sustentável”, disse.

Sobre as operações no país junto ao setor público, o Banco deve seguir ampliando a atuação em operações junto a estados e municípios, em áreas como educação, infraestrutura, sustentabilidade urbana, desenvolvimento social e segurança cidadã. Especial atenção deverá ser dada aos projetos de educação, área que vem crescendo na carteira de investimentos do BID no país nos últimos anos.

Além das operações programadas, o Banco deve oferecer apoio técnico a questões relacionadas ao abastecimento de água, promovendo intercâmbio de experiências junto a países que passaram por situações de seca similares à que o Brasil vem passando. Em 2014, o BID aprovou US$ 2,2 bilhões em empréstimos no Brasil, que é o principal país na carteira de projetos do Banco, com aproximadamente 25% de participação nos investimentos realizados na América Latina e Caribe.

Em visita oficial ao Brasil, Moreno manteve reuniões também com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Governador do BID, Nelson Barbosa; o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy; e o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Redação O POVO Online
TAGS