PUBLICIDADE
Notícias

ANTT libera operação da Ferrovia Norte-Sul entre Gurupi (TO) e Anápolis (GO)

12:00 | 18/02/2015
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou nesta quarta-feira, 18, a operação comercial da Ferrovia Norte-Sul entre os municípios de Gurupi (TO) e Anápolis (GO). O trecho de pouco mais de 500 quilômetros é operado pela estatal Valec e faz parte do traçado da ferrovia que segue até Palmas (TO) e que foi concluído no ano passado.

A decisão, publicada em resolução no Diário Oficial da União, refere-se ao transporte de carga e determina que a velocidade máxima dos trens seja de 40 quilômetros por hora.

O trecho da Norte-Sul entre Palmas e Anápolis será utilizado pela primeira vez nos próximos dias, pela empresa de logística VLI. A empresa usará os 855 quilômetros desse traçado para transportar 18 locomotivas novas.

A VLI, que pretende se habilitar como operador ferroviário independente (OFI) no novo trecho da ferrovia, "vem mantendo tratativas com a Valec para compra de capacidade futura que venha viabilizar o transporte de outras cargas no Tramo Sul (Anápolis - Palmas)". Outras duas empresas especializadas em transporte de carga - Brado Logística, de Santos (SP), e Tora Transportes, de Contagem (MG) - entregaram pedidos de habilitação à ANTT para operar na ferrovia.

TAGS