PUBLICIDADE
Notícias

Aneel autoriza contratos semanais com Argentina e Uruguai

11:20 | 24/02/2015
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a firmar contratos semanais com agentes autorizados a fazer operações de importação e exportação de energia para Argentina e Uruguai. Até então, independentemente do tempo de intercâmbio, esses contratos só poderiam ser firmados uma vez por mês. Ou seja, mesmo que a troca de eletricidade durasse apenas um dia, nenhum outro contrato poderia ser realizado no mesmo mês.

Na prática, agora poderão ser assinados até cinco contratos mensais de intercâmbio de energia com agentes dos dois países vizinhos, em casos de meses com cinco semanas. A medida aprovada pela Aneel vale até junho de 2015 e atende a um pleito da Petrobras, que tem interesse comercial em fornecer gás natural para usinas térmicas localizadas na Argentina.

Além disso, a Aneel aprovou uma alteração no pagamento pelo uso das redes de transmissão entre Brasil e os dois países vizinhos. Antes, independentemente da quantidade de energia trocada entre os países, a remuneração das redes transmissoras era fixa, paga sempre quando havia qualquer intercâmbio. A partir de agora, o pagamento dependerá do volume de eletricidade que trafegar pela rede em cada ocasião.

No dia 20 de janeiro, foram importados quase 2 mil MW de energia da Argentina para suportar a escalada do consumo no horário de pico. Segundo relatório do ONS, naquele dia, foram importados, em média, 165 MW durante todo o dia, sendo 998 MW no pico de consumo, às 14h48. A última vez que o País havia comprado energia do exterior foi em dezembro de 2010 - a energia serviu para cobrir problemas pontuais de geração, sobretudo na Região Sul.

TAGS