PUBLICIDADE
Notícias

Aneel adia análise de processos de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte

13:10 | 03/02/2015
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retirou os processos relativos às usinas de Jirau e Santo Antônio da pauta da reunião da diretoria desta terça-feira, 3. Os casos seriam analisados hoje, mas saíram da pauta a pedido das concessionárias responsáveis pelas usinas. Não há previsão sobre quando os processos serão julgados pela Aneel. Ambos estão nas mãos do relator, diretor André Pepitone.

As duas empresas queriam se livrar de penalidades por atrasos na entrega em operação das usinas, que geram perdas financeiras da ordem dos bilhões. Na segunda-feira, 2, o Broadcast revelou que a área técnica da Aneel optou por rejeitar o pedido de Jirau. A usina buscava perdão por um atraso de 535 dias nas obras, serviço em tempo real ds Agência Estado, mas os técnicos do órgão regulador reconheceram apenas 157 dias. O pedido de Santo Antônio era de um perdão para um atraso de 63 dias.

Belo Monte

Também saiu da pauta da reunião da diretoria da Aneel o processo da Belo Monte. O caso estava nas mãos do diretor José Jurhosa. O motivo da decisão não foi informado. A concessionária Norte Energia pedia autorização para alterar o cronograma de Belo Monte, hidrelétrica em construção no Rio Xingu, no Pará. A empresa quer que o início de operação, que deveria ocorrer neste mês, passe a ser fevereiro de 2016. Internamente, o consórcio se apressa para colocar a usina em atividade em novembro deste ano.

Caso tenha o pedido negado, a Norte Energia avalia recorrer à Justiça para que possa se livrar das penalidades, que envolvem a compra de energia no mercado à vista, muito mais cara, para honrar os compromissos assumidos em contrato.

TAGS