PUBLICIDADE
Notícias

Zona do euro enfrenta possibilidade de recessão em 2015, avalia Markit

08:40 | 06/01/2015
A zona do euro poderá entrar em recessão neste ano, segundo avaliação da Markit, que mais cedo divulgou indicadores de atividade da região.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do bloco, que mede a atividade nos setores de serviços e indústria, subiu para 51,4 em dezembro, de 51,1 em novembro, mas ficou abaixo da leitura preliminar do mês, de 51,7, segundo dados da Markit Economics. No quarto trimestre de 2014, a média do PMI composto foi de 51,5, a menor desde o terceiro trimestre de 2013. Leituras acima de 50,0 indicam expansão de atividade, enquanto números abaixo dessa marca apontam para contração.

Para Chris Williamson, economista-chefe da Markit, a zona do euro vai olhar para 2014 como um ano em que a recessão foi evitada por uma margem muito pequena, "mas a fraqueza dos dados da última pesquisa sugere que não há garantia de que uma nova retração econômica não será vista em 2015".

O fraco desempenho econômico da zona do euro e o risco crescente de deflação aumentam a pressão para que o Banco Central Europeu (BCE) amplie suas medidas de estímulo monetário. Vários analistas preveem que o BCE poderá anunciar um programa de compra de bônus soberanos na próxima reunião de seu conselho diretor, em 22 de janeiro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS