PUBLICIDADE
Notícias

Vendas no varejo ajudaram IBC-Br a subir em novembro, avalia o ABC Brasil

08:30 | 15/01/2015
Os resultados das vendas no varejo em novembro devem ter compensado o desempenho ruim da indústria no mês e contribuído para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quinta-feira, 15, ter registrado variação levemente positiva. A avaliação é da economista do banco ABC Brasil, Mariana Hauer. Perto da estabilidade, com alta de apenas 0,04%, o resultado não altera o cenário de estagnação da economia brasileira, diz a especialista.

Mariana destaca que, como o Banco Central não detalha o resultado, é possível apenas deduzir que a expansão de 1,2% das vendas no varejo ampliado em novembro, na comparação com outubro, deve ter puxado a atividade econômica no penúltimo mês de 2014. "No entanto, é possível que o resultado do varejo de novembro tenha tido reflexo de uma antecipação das compras de Natal", alerta a economista. Se esse quadro se confirmar, dezembro pode ter um desempenho ruim e compensar a surpresa positiva com o setor no décimo primeiro mês do ano.

A especialista ressalta que o desempenho do IBC-Br segue bastante fraco na comparação interanual, com queda de 1,3% em novembro ante novembro de 2013. Por isso, explica Mariana, apesar de o dado na margem ter vindo no campo positivo, o resultado do IBC-Br não foi uma surpresa tão grande a ponto de levar a revisões de projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2014. A princípio, a economista diz que deve manter a expectativa de elevação de 0,2% para o PIB do ano passado.

TAGS