PUBLICIDADE
Notícias

Mais que bonitos, funcionais

01:30 | 07/01/2015
NULL
NULL

Além da beleza e do estilo marcante, os projetos cujo design é o principal diferencial têm o desafio de serem economicamente viáveis e funcionais. “A obra não só tem que ser bonita. Tem que funcionar, tem que ser firme. E tem que ser um bom negócio”, defende o arquiteto Luiz Fiuza, responsável por edifícios como o Nautilus, no Cocó, e o Catamarã, na Beira Mar.


Este último foi construído em regime de condomínio fechado - as despesas de construção são custeadas pelos compradores. Com isso, houve a liberdade para projetar. “Ambos são projetos ousados. Deve haver uma preocupação em todos os aspectos, pois é um compromisso com a Cidade”, afirma.


E a funcionalidade nem se discute. É quando entra a importância da tecnologia, o conforto ambiental, a tecnologia dos elementos. O arquiteto defende que o custo não é encarecido. “Quando o prédio tem um bom desenho, uma boa concepção, via de regra ele é viável, sustentável e correto”, conta.


Eduardo Bezerra, arquiteto do escritório Daniel Arruda, enfatiza que o custo é uma preocupação. “Aí está o desafio: fazer o design diferenciado com baixo custo”, assegura. “Uma fachada com pele de vidro tem várias formas de fazer. O desafio é fazer diferente, visando tanto a sustentabilidade financeira quanto arquitetônica”, exemplifica.


Para buscar inspiração, Eduardo explica que os profissionais do escritório realizam pesquisas. “O mundo está cada vez mais globalizado. O Daniel viaja muito, faz essas pesquisas muito in loco. Está muito atento ao conceito internacional e vai buscar o que está acontecendo fora do País”.


Luiz Fiuza complementa: “Cabe ao arquiteto a pesquisa e a escolha dos materiais. A mão de obra está muito cara, o arquiteto tem que se preocupar também com a logística da construção”, diz. (Viviane Sobral)


DE OUTRO MUNDO. O Merit Offices & Mall é um projeto arquitetônico com a assinatura do arquiteto Daniel Arruda. Localizado na av. Santos Dumont, próximo ao shopping RioMar Fortaleza, o empreendimento é da RCB Construção e Incorporação, tem cerca de 600 salas e lojas, terraços suspensos e um mall

 

TAGS