PUBLICIDADE
Notícias

Emissões de LIG devem ocorrer ainda no 1º semestre de 2015, diz Abecip

11:20 | 21/01/2015
As primeiras emissões das Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs), os covered bonds brasileiros, devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2015, na expectativa da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Esses títulos foram aprovados pela presidente Dilma Rousseff em 19 de janeiro. No entanto, para que sejam testados no mercado, conforme o presidente da entidade, Octavio de Lazari Junior, é necessária ainda divulgação dos normativos por parte do Banco Central e também da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

"Queremos testar as LIGs ainda no primeiro semestre deste ano, mas caso não seja possível, pode ocorrer um pouco mais para frente. É importante que tenhamos o normativo o quanto antes para que esse instrumento possa estar disponível", afirmou o presidente da Abecip, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 21.

Segundo ele, a expectativa do mercado em relação às emissões das LIGs é positiva, uma vez que amplia o leque de instrumentos que financiam o crédito imobiliário. Lazari Junior destacou ainda a importância da aprovação da LIG antes da tributação das letras de crédito imobiliárias (LCIs), em estudo pelo governo desde o ano passado.

"A LCI é um papel importante para financiar lajes corporativas, shoppings, que nos últimos anos têm reduzido o número de lançamentos. Entendemos a preocupação do governo de ter alguma tributação em LCI sob o ponto de vista de formação de poupança e menos por parte de aumento de tributos", afirmou o presidente da Abecip.

Segundo ele, a tributação na LCI pode ocorrer conforme o prazo das emissões. Ou seja, quanto maior o prazo, menor a tributação que o investidor pagará na ponta. "Essa pode ser uma das alternativas. Parece que é racional", disse ele.

TAGS