PUBLICIDADE
Notícias

Confiança do comerciante paulistano cai 14,4% em 2014, diz FecomercioSP

09:50 | 13/01/2015
Após cair 1,5% em dezembro na comparação com novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) acumulou uma retração de 14,4% em 2014, divulgou nesta terça-feira, 13, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em uma escala de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total), o indicador chegou a 102 pontos, ante 103,6 em novembro.

Na margem, os três quesitos que compõem o indicador registraram queda. O índice que apura as Condições Atuais do Empresário do Comércio caiu 1%, ao passar de 68,6 pontos em novembro para 67,9 pontos em dezembro, com piora das opiniões sobre o setor (-2,8%) e a própria empresa (-0,6%). O índice que mede as expectativas do empresário em relação aos próximos meses caiu 2,1%, em função do menor otimismo sobre o futuro da economia (-3,1%) e do setor (-2,1%). As intenções de investimentos também recuaram na passagem de novembro para dezembro, 1%, com a expectativa dos empresários de contratar menos (-1,3%) e de investir menos na empresa (-1,9%).

Após registrarem grandes quedas na confiança ao longo de 2014, as empresas de grande porte registraram uma recuperação de 4,5% na confiança na passagem de novembro para dezembro. De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, além da fraca base comparativa, o desempenho positivo se explica pela maior capacidade das companhias com mais de 50 funcionários de atrair consumidores, que receberam 13º salário em dezembro. Por outro lado, as empresas de menor porte (com até 50 funcionários) tiveram recuo de 1,7% na confiança.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. O indicador é medido mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

TAGS