PUBLICIDADE
Notícias

Cana: protesto deve parar Sertãozinho nesta terça e fechar rodovias da região

15:10 | 26/01/2015
Uma das cidades mais atingidas pela crise do setor de açúcar e etanol, Sertãozinho (SP), na região de Ribeirão Preto, deve parar nesta terça-feira, 27, em protesto às demissões nas indústrias de base e nas usinas locais.

Uma manifestação promete fechar as rodovias Armando Salles de Oliveira e Carlos Tonani, que dão acesso ao município, entre 7h30 e 10 horas. Comércio e indústria só iniciarão as atividades após o final do ato para o qual são previstas 15 mil pessoas.

"Uma passeata e um ato como esses movimentam a sociedade inteira e sensibilizam mais do que cartinhas e pedidos a deputados", afirmou o secretário municipal da indústria e comércio, Carlos Roberto Liboni, se referindo à série de apelos feita pelos representantes da indústria e local aos governos estadual e federal desde o início da crise do setor sucroenergético, em 2009.

"O último número mostra que 3 mil empregos líquidos com carteira assinada foram cortados no setor no ano passado ou 7,18% do total com carteira de trabalho assinada", explicou Liboni.

O secretário explica que o corte corresponde apenas às usinas, indústrias de base como metalúrgicas e de automação e na área agrícola. "O impacto é muito maior em toda a cadeia de serviços e no comércio da cidade". Para mitigar a crise, prefeitura, indústrias, empregados e sociedade civil local firmaram um pacto com uma série de ações para atender aos desempregados.

Entre elas estão o fornecimento pelas redes de supermercados locais de cestas básicas a preço de custo, a manutenção de convênios médicos e o acordo por parte das indústrias de que demissões não seriam feitas sem prévia negociação.

TAGS