PUBLICIDADE
Notícias

Bolsa de Tóquio fecha em alta com PIB da China acima da expectativa

06:30 | 20/01/2015
As ações negociadas em Tóquio fecharam em alta nesta terça-feira, influenciadas pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2014, que cresceu acima da expectativa do mercado, e pelo enfraquecimento do iene em relação ao dólar e ao euro.

Com isso, o índice Nikkei encerrou o dia com ganho de 2,07%, a maior variação positiva da bolsa desde 19 de dezembro, para 17.366,30 pontos.

Ainda no início da sessão, o governo chinês publicou que a economia do país avançou 7,4% em 2014, enquanto os analistas consultados pela Dow Jones Newswires esperavam alta de 7,3%. O resultado, porém, ficou abaixo da meta estabelecida pelo governo, de 7,5%. No quarto trimestre, houve expansão de 7,3% em relação a igual período de 2013, também acima da expectativa do mercado, de 7,2%.

"Os dados da China vieram como uma modesta surpresa positiva, em um ambiente com falta de boas notícias", explicou Yutaka Miura, analista da Mizuho Securities. No entanto, lembra Miura, o volume de negócios foi baixo nesta terça-feira, em razão de posição predominante de cautela entre os investidores, que estão no aguardo pela reunião do conselho de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), para a qual é esperado um pacote de estímulos à zona do euro.

Com o iene mais fraco em relação ao dólar e ao euro, em razão de uma leve diminuição do sentimento de aversão ao risco, algumas das principais exportadoras do Japão, mais sensíveis ao câmbio, fecharam em alta. A Toyota subiu 2,6% e Mazda Motor avançou 4,2%. A Nikon cresceu 3,2% e a Canon encerrou com ganho de 1,7%. Após o fechamento de Tóquio, o dólar subia para 118,36 ienes e o euro avançava para 137,05 ienes.

No mercado de juros, a taxa do título de 10 anos do governo japonês atingiu nova mínima nesta terça-feira, em reação a uma operação massiva de compra de bônus feita pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) e expectativas de novas medidas de relaxamento monetário na Europa. O juro do JGB de 10 anos recuou para 0,195% por volta das 4h (de Brasília). Com informações da Dow Jones Newswires.

TAGS