PUBLICIDADE
Notícias

Aneel: queda de frequência no sistema elétrico desarmou usinas ontem

11:10 | 20/01/2015
O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, explicou nesta terça-feira, 20, que o apagão de energia que atingiu 10 Estados Brasileiros e o Distrito Federal ontem foi motivado pela queda na frequência do sistema elétrico. Segundo ele, quando a frequência cai abaixo de 60 hertz, algumas usinas são desarmadas, de forma que a geração de energia fica inferior ao consumo.

Ainda segundo Pepitone, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) imediatamente mandou as distribuidoras cortarem carga para restabelecer a frequência do sistema. "O fato que podemos observar e que é importante é que o sistema foi restabelecido em uma hora. Isso prova a robustez do Sistema Interligado Nacional (SIM) e mostra que os equipamentos que buscam manter o controle do sistema funcionarão a contento", afirmou.

O diretor da Aneel reiterou a segurança do sistema elétrico brasileiro, mas admitiu que ele está sujeito a falhas. Segundo ele, essas falhas que causaram a queda na frequência e o desligamento das usinas serão identificadas para aprimorar a segurança do sistema elétrico.

Pepitone reconheceu ainda que o País vive um momento crítico. Com chuvas abaixo da média histórica, os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão baixos, mas ele negou que haja qualquer relação entre esse fato com o apagão de ontem. "De fato, estamos vivendo um ano de hidraulicidade adversa", afirmou, ressaltando que as usinas térmicas, eólicas e de biomassa têm ajudado o sistema a vencer essa dificuldade. "Com certeza, esse é um ano que vai exigir atenção. Temos de torcer para chover", conclui.

TAGS