PUBLICIDADE
Notícias

Aeroviários retomam negociação com empresas aéreas nesta quarta-feira

18:30 | 06/01/2015
Os aeroviários retomam nesta quarta-feira, 7, com a bancada patronal do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) a rodada de negociação da campanha salarial. A reunião acontecerá às 14h30, na sede do SNEA, no Ibirapuera, em São Paulo, segundo informou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT), que representará os aeroviários.

Conforme a entidade, esta é a quinta rodada de negociação com as empresas aéreas. Na última, ocorrida em 18 de dezembro, o SNEA manteve a proposta econômica de reajuste salarial de 6,33%, que equivale à reposição integral da inflação da data-base dos trabalhadores, 1º de dezembro, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE, e sem nenhum avanço nos direitos sociais.

Os aeroviários reivindicam 11% de aumento salarial e aplicação deste índice nos demais itens econômicos. Conforme a Fentac, nesta rodada, os trabalhadores também cobrarão das aéreas a contraproposta de reajuste acima da inflação no vale-refeição e cesta básica. "Já passamos do mês da nossa data-base. Não assinaremos acordo sem ganho real no salário e melhorias nos benefícios", declarou o presidente da Fentac/CUT, Sérgio Dias, em nota.

Em rodada de negociação com os aeronautas realizada na última segunda-feira, 5, as empresas mantiveram a proposta de reajuste de 6,33%. A categoria havia aprovado em assembleia, realizada em 22 de dezembro, flexibilizar a reivindicação do aumento salarial de 11% para 9%.

"Os trabalhadores estão mobilizados e, caso as empresas mantenham a intransigência, organizaremos novas mobilizações surpresas nos aeroportos a partir da primeira quinzena de janeiro", afirmou Dias. Os aeroviários já realizaram protesto no último dia 15 de dezembro no Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e no dia 22, Brasília.

TAGS