Participamos do

Líder do DEM critica gestão econômica do governo para Tombini

11:40 | Dez. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O líder do DEM na Câmara, José Mendonça Bezerra Filho, fez duras críticas ao governo durante audiência da qual participa o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. O deputado classificou Tombini como um "sobrevivente em um governo esquizofrênico". "Se analisarmos a involução do governo Dilma, é uma coisa gritante", atacou. Ele ainda acusou o BC de ter retardado o aumento de juros em função das eleições.

Ele questionou ainda se há interferência, de certa autonomia por parte do BC, autonomia operacional. Ele afirmou ainda que "o governo pregou durante a campanha toda que estava tudo uma maravilha, que o Brasil não vivia nenhuma dificuldade econômica e que contexto era promissor". Agora, segundo ele, a inflação persistente "atormenta" o brasileiro.

O deputado ainda fez críticas à escolha de Joaquim Levy para ministro da Fazenda e lembrou dos argumentos usados pela campanha de Dilma contra Armínio Fraga, adjetivado de banqueiro. Segundo ele, Levy é de linha ortodoxa e foi chamado "para consertar as desarrumações que foram consagradas durante a sua primeira gestão".

"É um absurdo. Passado o período eleitoral, Dilma convidou o presidente do Bradesco, dr. Trabuco e depois da negativa dele, teve que recorrer a Levy", disse. "Quando um governo não tem muita credibilidade, ortodoxia tem que ser muito maior", afirmou.

Ele questionou ainda se o BC "sucumbiu" a pressão da presidente Dilma por que subiu juros logo depois da eleição e depois subiu mais em dezembro. "O BC sucumbiu à pressão da presidente Dilma? Essa é a leitura do brasileiro, que esperava queda dos juros e o juro subiu e muito", acusou.

Antes dele, o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) questionou Tombini se o governo tem preocupações com desenvolvimento social e renda mínima. Disse também querer entender melhor as demonstrações financeiras do BC.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente