PUBLICIDADE
Notícias

Jaguar Land Rover apresenta tecnologia contra pontos cegos

O "capô transparente" nomeado de "Para-brisa Virtual Urbano 360º" promete ajudar condutores, ampliando o campo de visão

13:41 | 17/12/2014
NULL
NULL

A montadora Jaguar Land Rover apresentou o projeto de desenvolvimento de um sistema de realidade aumentada, batizado de "Para-brisa Virtual Urbano 360º", que elimina pontos cegos, áreas em que o condutor perde de vista veículos e pedestres.

A tecnologia utiliza câmeras acopladas na grade frontal, que transmitem imagens, em tempo real, para telas instaladas nos pilares do veículo, estruturas localizadas entre o para-brisa e a janela, dando a impressão de um "capô transparente".

As telas, no entanto, serão acionadas apenas em algumas ocasiões, como quando o motorista ligar a seta, se aproximar de um cruzamento ou virar o pescoço.

Quando o condutor indica, por exemplo, que vai mudar de faixa, ou quando olha por cima dos ombros na tentativa de fazer uma ultrapassagem, o sistema é acionado para que as colunas centrais fiquem translúcidas.

A empresa também planeja atrelar o novo sistema ao Heads-Up Display, uma tecnologia desenvolvida pela Jaguar que traz informações sobre lojas, vagas de estacionamento ou restaurantes, no para-brisa.

O Heads-Up Display é a tecnologia que permitirá a projeção de uma espécie de "carro fantasma" no vidro, indicando o caminho certo para determinado destino. Desta forma, evita-se que o condutor tire a atenção das vias movimentadas para consultar outras ferramentas/dispositivos, como mapas ou celular.

Não há previsão de quando os sistemas de realidade aumentada da Jaguar Land Rover, ainda em fase de teste, serão instalados em modelos de produção.

Veja vídeo de como a tecnologia funciona:

[VIDEO1]

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

TAGS