Participamos do

Índice de reajuste do aluguel sobe 0,63%, diz FGV

A prévia do Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) subiu após alta registrada em novembro
10:38 | Dez. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), subiu 0,63% na primeira prévia de dezembro, após alta de 0,51% em novembro.


O índice é frequentemente utilizado como referência para reajustar valores de contratos de aluguel de imóveis e de energia elétrica.


O IGP-M é composto por três grupos econômicos, atacado varejo e construção civil, e é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do atual.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


No atacado, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) tem peso de 60% de composição do índice geral  subiu 0,71% na primeira prévia do mês. A alta do IPA de preços agropecuários diminuiu 0,9%, enquanto a dos preços industriais subiu de 0,4%.

As principais influências de alta no IPA,  ficaram por conta do milho em grão, farelo de soja, bovinos, carne bovina e óleo diesel. Na industria as maiores baixas ocorreram em minério de ferro, suínos, leite in natura e industrializado e cana-de-açúcar.


No varejo, a composição é feita pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que cresceu de 0,29% para 0,51% no mês de outubro. A maior contribuição partiu do grupo alimentação, em que hortaliças e legumes aumentaram os preços em 3,45%.

 

O ÍNCC (Índice Nacional de Custo da Construção) subiu de 0,16% para 0,41%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,35%. No mês anterior, a taxa foi de 0,33%. No mês anterior, este índice não apresentou variação.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente