Participamos do

IGP-M na 1ª prévia de dezembro sobe 0,63%, informou a FGV

07:40 | Dez. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,63% na primeira prévia de dezembro, ante avanço de 0,51% na primeira prévia do mesmo índice de novembro, informou nesta terça-feira, 8, a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa anunciada hoje ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam taxa entre 0,49% a 0,95%, com mediana das expectativas em 0,69%. No dado fechado do mês passado, o IGP-M subiu 0,98%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de dezembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,71%, em comparação com a alta de 0,65% na primeira prévia de novembro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,51% na leitura anunciada hoje, após subir 0,29% no mês passado. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,41%, após registrar aumento de 0,16%, na mesma base de comparação.

O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel. Até a primeira prévia de dezembro, o índice acumula aumentos de 3,69% no ano e também de 3,69% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 30 de novembro.

Setor agropecuário

A inflação no setor agropecuário desacelerou no atacado. Os preços subiram 1,22% na primeira prévia do IGP-M de dezembro, após alta de 2,12% na primeira prévia de novembro. Já a inflação industrial atacadista registrou alta de 0,51% na leitura divulgada hoje em relação à alta de 0,11%, na mesma base.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,77% na primeira prévia de dezembro, em comparação ao recuo de 0,03% em igual prévia de novembro.

Os preços dos bens intermediários, por sua vez, tiveram alta de 0,95% na leitura informada hoje, após subirem 0,66% na primeira prévia do mês passado. Já os preços das matérias-primas brutas tiveram avanço de 0,33%, em comparação ao aumento de 1,46% na mesma base de comparação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente