Participamos do

Governo deve anunciar juros maiores para novos empréstimos do BNDES

20:00 | Dez. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Mudanças na política operacional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão anunciadas nos próximos dias, ainda no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. A sinalização foi dada nesta quarta-feira, 17, pelo presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho. As alterações devem incluir juros maiores para novos empréstimos, embora áreas prioritárias, como infraestrutura, devem ser menos atingidas.

Coutinho não deu detalhes sobre as alterações. A respeito do que está pendente, afirmou que ainda "depende da conclusão de entendimentos".

Em fevereiro deste ano, o banco anunciou uma revisão da política operacional, o que deverá ser aprofundado agora. Coutinho afirmou também que tem conversado com a equipe de transição do governo, mas que não comentaria uma possível limitação de aporte aos bancos públicos nos próximos anos. No início do mês, o Tesouro Nacional aportou R$ 30 bilhões no BNDES.

O presidente do BNDES disse ainda que o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) "deverá ser renovado em condições que não estão na esfera do banco", decisões que serão tomadas pelo governo. Questionado se algum setor contemplado atualmente ficaria de fora, afirmou que não faria comentários. O programa vence em 31 de dezembro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente