Participamos do

Estampa que valoriza

01:30 | Dez. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Você sabia que os edifícios também possuem certificações? Eles podem recebê-los por utilizarem recursos naturais de acordo com normas aplicadas por institutos. Na última quarta-feira, 26, o selo Procel Edificações foi lançado pela Eletrobras.

 

[SAIBAMAIS 1]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para conseguir este selo, as construtoras submetem o projeto ou o edifício construído a um organismo de inspeção. Porém, somente aqueles que atingirem a classe mais alta em termos de eficiência energética o receberão.


Fernando Perrone, gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, ressalta que as edificações equivalem a 48% do consumo de energia e que os novos prédios que já tiverem em seu projeto os parâmetros do selo podem economizar 50% durante o ciclo de vida útil. “Essa economia pode atingir 30% nas construções que passam pela reforma e modernização das instalações”, diz.


Exemplos

No Ceará, o empreendimento residencial Paço das Águas, da construtora C. Rolim Engenharia, no bairro Dionísio Torres, tem o selo internacional LEED (sigla traduzida como Liderança em Energia e Design Ambiental). Ainda possui a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) da Edificação Construída Nível A para áreas comuns (PBE Edifica).

 

O empreendimento já tinha registro e pré-certifição em 2010 em relação à tipologia da construção. Caroline Valente, coordenadora Lean & Green da C. Rolim, diz que o projeto previu detector de monóxido de carbono nas garagens; elevadores sem engrenagem; iluminação artificial; etc.

 

Já o empreendimento comercial da Luciano Cavalcante Imóveis, o LC Corporate Green Tower, tem a pré-certificação LEED e está sendo auditado para confirmar se atende aos requisitos da certificação. “O custo da obra é de 7% a 10% maior, mas a diferença retorna em 5 anos. A taxa de condomínio fica cerca de 30% mais barata”, estima o engenheiro Luciano Cavalcante Filho, presidente da Luciano Cavalcante Imóveis.


Outro edifício comercial com pré-certificação LEED é o BS Design da BSPAR Incorporações, que será entregue em março de 2019. O prédio ainda possui chancela internacional A%2b, caracterizando um projeto arquitetônico de padrão elevado. (Beatriz Cavalcante)

 

SAIBA MAIS


COMPRAS PÚBLICAS de equipamentos que consumam menos energia são compulsória. Além disso, novas edificações públicas federais têm que ser etiquetadas com o nível mais alto de eficiência.


O NOVO SELO PROCEL Edificações indicará as construções comerciais e residenciais com maior potencial para redução do consumo de energia e preservação do meio ambiente.


PARA CANDIDATAR-SE à obtenção do Selo Procel Edificações, o empreendimento deverá apresentar a classe mais alta de eficiência energética — classe A.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente