PUBLICIDADE
Notícias

Dilma prorroga Programa Luz para Todos até 2018

09:10 | 31/12/2014
A presidente Dilma Rousseff decidiu manter o Programa Luz para Todos até 2018, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União. Com encerramento inicialmente previsto para este ano, o programa foi criado em 2003 e relançado em 2011 para universalizar o acesso e o uso de energia elétrica pela população do meio rural do País.

O Luz para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), operacionalizado pela Eletrobras e executado por concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. Os recursos que bancam a iniciativa vêm do governo federal, a título de subvenção econômica, por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e dos governos estaduais envolvidos e agentes executores.

Segundo dados do MME, a meta inicial de atender 10 milhões de pessoas foi alcançada em maio de 2009 e, até setembro de 2014, o Luz para Todos já havia chegado a cerca de 15,3 milhões de moradores rurais. O MME estima que as obras do programa já tenham gerado cerca de 474 mil novos postos de trabalho, e utilizado 1,1 milhão de transformadores e mais de 7,9 milhões de postes.

Ainda de acordo com o Ministério, pesquisa de impacto social e econômico mostrou que, em 2013, 92,9% dos atendidos pelo Luz para Todos disseram que tiveram melhoria na qualidade de vida, 50,8% puderam realizar atividades escolares durante a noite e 40,6% passaram a contar com posto de saúde em sua comunidade.

TAGS