Participamos do

Corretores poderão prestar serviço a mais de uma imobiliária

Senado aprova projeto de lei que permite contrato de serviço com mais de uma imobiliária, o vínculo deve ser estabelecido pelas leis civis. Parlamentares querem o veto sobre a contribuição sindical
09:23 | Dez. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira, 10, o Projeto de Lei da Câmara (PLC 96/2014) que permite aos corretores de imóveis firmar contrato de serviço com mais de uma imobiliária.


Para que isso seja possível, os profissionais poderão estabelecer contratos regido pelas leis civis e não pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O projeto determina que os contratos de associação dos corretores e imobiliárias deverão ser registrados no sindicato dos corretores de imóveis ou nas delegacias da federação nacional dos corretores de imóveis.


Contribuição Sindical

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Os Senadores devem pedir à presidente Dilma o veto do artigo que prevê o pagamento da contribuição sindical no valor de R$ 203,40 conforme as regras da CLT. Isso porque a categoria está entre as beneficiadas pelo novo Simples Nacional.


O senador José Pimentel (PT-CE),  líder do governo no Congresso, justificou o pedido do veto. “Para eles será muito mais vantagem se tornar pessoa jurídica e aderir ao simples nacional”, afirmou.


Pimentel explicou que o projeto já está tramitando há sete anos, período em que a lei do simples nacional evoluiu para incluir diversas categorias de profissionais liberais, inclusive os corretores.


Para não retardar a aprovação do projeto, os líderes fizeram um acordo segundo o qual o Senado aprovaria a matéria e Pimentel se encarregará de pedir que a presidente da República, no momento da sanção, vete o parágrafo que prevê a contribuição sindical. A oposição, por sua vez, concordou em manter o veto quando for o momento de analisá-lo no Congresso.

   Redação O POVO Online com informações da Agência Senado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente