Participamos do

Compre uma casa e leve um bairro

01:30 | Dez. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Não basta apenas adquirir uma casa, junto com ela vem todo um bairro planejado, desde a pedra da calçada até o comércio e os serviços que serão ofertados para quem morar na região. Esta é a proposta para longo prazo do Alphaville, com o projeto do Núcleo Urbano Alphaville Ceará, um bairro planejado que será construído em cerca de 20 anos.


São 19 milhões de metros quadrados (m²) com áreas comerciais e de serviços, empresariais, parques e locais de convivência. Além de um espaço destinado para incorporação de indústria leve e de logística, com acesso pela BR-116. Porém, o principal acesso ao bairro será pelo anel viário da CE-040.


Para iniciar a ocupação da localidade, o Alphaville já está no terceiro lançamento da região. Em dezembro de 2013 foram lançados o Residencial 1 e o Residencial 2 e o Terras Alphaville Residencial 1, que teve as vendas iniciadas no último sábado, ocasião em que 100% dos lotes foram comprados. Segundo a empresa, mais de 2 mil pessoas compareceram ao estande de vendas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como donos do terreno, a Dibra, empresa do grupo Dias Branco, é parceira do Alphaville nesse projeto. “O masterplan do bairro prevê a abertura de vias que passarão por dentro do empreendimento para poder dar a ele uma estrutura dinâmica. Além disso, terão vias particulares dentro dos condomínios”, explica Marcos Borges, gerente executivo da Dibra.


Conceito

A arquiteta e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Cavalcante, já participou de projetos de bairros planejados em São Luís (MA). “A gente zoneou, disse onde ia ser comércio, igreja, escolas. Tudo de acordo com os preceitos do novo urbanismo”, ressalta. Além disso, o bairro tem de estar incorporado à área da cidade, não pode ser limitado por muros e os lotes são divididos dentro de um espaço em que a distância entre os serviços seja igualitária. Seus projetos devem apresentar uma correta hierarquia viária, que contempla o carro, o transporte público, ciclovias e vias de pedestre.

 

O conceito de bairro planejado surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990. No Brasil, o Alphaville foi o primeiro investir com uma construção em Barueri, próximo a São Paulo. A empresa possui outros cases de bairros planejados, como a Lagoa dos Ingleses em Belo Horizonte e o Pedra Branca, que fica na região metropolitana de Florianópolis (SC). Outros exemplos no País são: Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP), e Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC).


De olho na rentabilidade que um lote no Núcleo Urbano pode ter, a microempresária, Flávia Mendes, 42, foi à tenda de vendas do Alphaville a procura de um lote no Terras Alphaville Residencial 1. “Vim para ver se vale a pena construir ou comprar o lote para esperar valorizar e vender”, diz.


Em relação a outros residenciais no bairro, Klaus Monteiro, diretor comercial do Alphaville, diz que a empresa já tem lançamento planejado para 2015. “Não sabemos quantos residenciais serão, mas de lotes para comércios já temos 18”, disse, sem identificar quais serão os negócios implantados. (Beatriz Cavalcante) 

 

Saiba mais

 

VENDAS DO TERRAS ALPHAVILLE
Último sábado, os 725 lotes do residencial foram vendidos. Mais de 2 mil pessoas fizeram fila ao redor da tenda de vendas. Todos esperavam a chance de serem sorteados para comprar. A procura era tanta que foi limitado 2 lotes por comprador. O evento iniciou às 9h e houve relatos de gente chegando às 7h.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente