Participamos do

Comércio contrata e leva Caged a surpreender positivamente, diz LCA

14:50 | Dez. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O saldo positivo de 8.381 vagas criadas em novembro é um resultado surpreendente, mas ainda bem abaixo do histórico para o mês nos últimos anos, afirmou nesta quinta-feira, 18, o economista da LCA Consultores Fábio Romão. Para ele, o desempenho do comércio explica o resultado. "Foi a geração de vagas no comércio que impediu um saldo líquido negativo, como esperávamos", afirmou.

De acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o comércio gerou 105.043 empregos com carteira assinada no mês passado. A expectativa do economista era que o setor gerasse algo em torno de 50 mil vagas. "Esse resultado positivo, mantendo o ritmo do ano passado, pode ter a ver com o crescimento médio da renda este ano", explica.

Para Romão, o fechamento de vagas na indústria, apesar de esperado, é uma má notícia, já que ele acredita que este ano foram criadas menos vagas temporárias no setor, ou seja, as dispensas tendiam a ser menores. "É possível que postos preexistentes - que não os temporários - tenham sido fechados", diz.

O economista estima que em 2015, apesar de ser um ano de ajuste, o resultado tende a ser melhor. "A indústria teve em 2014 um fechamento de postos importante que não vai acontecer ano que vem novamente", afirma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente