Participamos do

Câmara de Comércio Internacional retorna ao Brasil

10:50 | Dez. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Dois anos após fechar o único escritório que tinha no Brasil, a Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês) reabre uma representação no País a partir desta segunda-feira, 01. Antes sediada no prédio da Confederação Nacional do Comércio (CN), no Rio de Janeiro, a nova sede no Brasil será no prédio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no bairro Brooklin Novo, na capital paulista.

O ICC é uma organização empresarial mundial que estabelece regras que afetam o comércio e investimentos no mercado internacional e auxilia empresas em questões de conflito, por meio da Corte Internacional de Arbitragem, considerada a principal instituição mundial de arbitragem. A Câmara mediou divergências famosas, como a disputa do empresário Abílio Diniz e o grupo francês Casino pelo controle do Pão de Açúcar.

O diretor executivo do ICC, Julian Kassum, afirma que a reinstalação do escritório no Brasil faz parte da ideia de incentivar a participação das empresas brasileiras no comércio internacional. Um dos mecanismos, citou, será por meio dos chamados "contratos modelos", que visam incentivar, sobretudo, empresas pequenas. "Nesse momento difícil da economia brasileira, é ainda mais importante a participação dessas companhias no comércio internacional, e o ICC terá esse papel de incentivar", afirmou.

Kassum explicou que a escolha da CNI como principal parceira não significa que o foco será apenas na indústria. De acordo com ele, o ICC optou pela CNI, após falar com várias entidades, por considerá-la "bem estruturada" e com contatos muito fortes com o governo federal. "Nosso foco será comércio, serviços, indústria e também agricultura", disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente