Participamos do

Vendas a prazo cresceram 0,07% em outubro, diz SPC

15:50 | Nov. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após pequena queda de 0,10% em setembro, as consultas para vendas parceladas cresceram levemente no mês outubro em relação ao mesmo período do ano passado. Dados do Indicador Mensal de Vendas a Prazo, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), registraram alta de 0,07%.

Na comparação com setembro, o crescimento foi maior, de 3,36%. Apesar do resultado positivo, a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, acredita que ainda é cedo para falar em reversão da tendência de queda.

A cautela de Kawauti se deve ao acumulado de janeiro a outubro, que registrou redução de 0,08% nas vendas parceladas. Para ela, este resultado é fruto do desaquecimento da economia, do crescimento da inflação e da alta dos juros, fatores que aumentam a desconfiança do consumidor e corroem o poder de compra.

Ainda assim, a economista indica que as compras de fim de ano são uma boa oportunidade de melhora no varejo. "O período é marcado pelas contratações temporárias, pagamento de 13º salário e abono salarial. Em pesquisa recente, o SPC Brasil verificou que 87% dos consumidores das capitais têm a intenção de comprar presentes para o Natal", explica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente