Participamos do

Soja puxará safra recorde de grãos em 2015, prevê o IBGE

10:00 | Nov. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A soja deve levar o Brasil a bater novo recorde na safra de grãos do ano que vem, segundo o primeiro Prognóstico da Produção Agrícola Nacional para 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é de que a safra de soja seja 9% maior que a de 2014, com aumento de 1,6% na área prevista.

Segundo o IBGE, apesar da ligeira retração do preço da soja, o preço ainda é atrativo para os produtores. A área plantada em 2015 será de 30,7 milhões de hectares. A produção totalizará 94 milhões de toneladas, devido, principalmente, ao crescimento de 7,2% na estimativa do rendimento médio em relação à safra anterior. O Mato Grosso deve se manter como principal produtor nacional, com 26,8 milhões de toneladas, seguido por Paraná, com 17,4 milhões, e Rio Grande do Sul, com 14,4 milhões de toneladas.

"Como é previsão, tem um pouco de otimismo também. A seca que ocorreu nesse ano é normal. A previsão é de que não ocorra no ano que vem. A previsão otimista é muito em função da soja", contou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE. "Está se plantando mais soja em detrimento do algodão e do milho. O produtor está dando preferência para a soja", completou. Segundo ele, a expectativa é que a chuva ajude a cultura nos principais centros produtores. Como resultado, a soja ampliará sua participação na produção nacional de grãos de 44,6% em 2014 para 47,1% em 2015.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente