Participamos do

Sicobe: produção de cerveja cai pelo 3º mês consecutivo

11:20 | Nov. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A produção brasileira de cerveja caiu pelo terceiro mês consecutivo em outubro, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. No mês passado, a fabricação nacional da bebida totalizou 1,222 bilhão de litros, volume 2,8% inferior ao observado em igual mês do ano passado.

Além dos meses de agosto, setembro e outubro, neste ano a produção de cerveja também apresentou queda em janeiro. Apesar dos resultados negativos, no acumulado do ano o volume fabricado de cerveja chega a 11,320 bilhões de litros, o que representa alta de 5,7% na comparação com o mesmo período de 2013.

Neste ano, a produção de cerveja no Brasil foi beneficiada por fatores sazonais, como as elevadas temperaturas do verão, o carnaval tardio e a realização da Copa do Mundo. A expectativa do setor agora é de uma retomada da fabricação da bebida a partir de novembro, devido à perspectiva de um aumento das vendas, já em linha com a proximidade do verão e das festas de final de ano.

A produção de refrigerantes, por exemplo, já apresentou recuperação em outubro. Após recuar 2,7% em setembro, a fabricação da bebida no mês passado cresceu 10,3% ante outubro de 2013, alcançando 1,461 bilhão de litros. De janeiro a outubro, a produção brasileira de refrigerantes soma 12,718 bilhões de litros, volume 1,1% maior do que o fabricado no ano anterior.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente