Participamos do

Renda justifica desaceleração nos serviços, diz o IBGE

09:50 | Nov. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O crescimento menor da renda dos trabalhadores explica desaceleração nos serviços prestados às famílias, segundo Roberto Saldanha, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após a alta de 9% em agosto, os serviços prestados às famílias reduziram a alta para 7,7% em setembro ante setembro de 2013. "Serviços prestados às famílias dependem diretamente da renda dos trabalhadores assalariados. Mas o segmento tem peso pequeno (no total da Pesquisa Mensal de Serviços)", disse Saldanha.

O pesquisador do IBGE lembrou que o crescimento do rendimento médio real dos ocupados foi de 1,55% em setembro ante setembro de 2013, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego. Um ano antes, em setembro de 2013 ante setembro de 2012, essa alta no rendimento era de 2,2%.

"É um dos fatores que contribuem para que esse consumo de serviços prestados às famílias tenhaum crescimento menor este mês, junto com aumento da taxa de juros também", complementou Saldanha.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente