Participamos do

Quando o muro de arrimo é necessário?

01:30 | Nov. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O objetivo do muro de arrimo é conter, sustentar, um terreno que está fazendo pressão sobre outro. Euler Munir, arquiteto e urbanista e assessor de Planejamento Curricular da Universidade de Fortaleza (Unifor), diz que assim como a piscina faz força perpendicular nas paredes, a terra também faz força nas paredes laterais de um terreno. Por exemplo, tem-se um subsolo, de um lado vazio e do outro lado a terra natural fazendo pressão e se constrói um muro de arrimo para que o lado do subsolo não ceda. O muro de arrimo é uma parede mais espessa que pode ser de alvenaria de pedra, laje de concreto ou podem ser estruturas cravadas. Ele também pode ter função plástica, mas serve mais para criar uma elevação para que a terra não caia.

 

Quais pisos posso utilizar ao redor de uma piscina?

Segundo o arquiteto e urbanista Régis Freire, depende muito do empreendimento. Mas, no Ceará, a pedra Cariri é a mais utilizada. Ela é de arenito e caracteriza-se por ser uma pedra fria, além de ser de baixo custo, pois se compra numa extensão longa para por na borda. Pode-se usar granito apicoado também, que é uma maneira de você tirar da pedra uma superfície rugosa para, ao mesmo tempo, dar mais aderência. Uma parte do piso fica submersa e a outra do lado de fora. Essa pedra também não esquenta, assim, ninguém se queimará ao encostar o braço na borda da piscina.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente