Participamos do

Para Anfavea, programa Inovar Auto será aprovado na OMC

11:55 | Nov. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, avaliou nesta segunda-feira, 17, como "normal" o questionamento da União Europeia na Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação ao programa Inovar Auto. Ele afirmou, contudo, ter a "convicção" de que o programa será aprovado na entidade internacional, pois as regras estão de acordo com o que estabelece a instituição.

"(O questionamento) é normal, é direito deles. Mas tenho a mesma convicção do governo brasileiro de que o resultado final vai ser a aprovação do programa", afirmou após participar de fórum promovido pela revista Quatro Rodas. Ele destacou que o Inovar Auto tem, entre outros, objetivos de apoiar o desenvolvimento tecnológico, inovação, proteção ao meio ambiente e eficiência energética, que estão de acordo com as regras da OMC.

A União Europeia entrou com pedido de abertura de um processo questionando o programa no último dia 31 de outubro, após ter feito consultas ao Brasil. Não satisfeita com as explicações brasileiras, o bloco optou por abrir um painel de controvérsias. A avaliação do governo brasileiro é de que isso só deve acontecer efetivamente em 2015, já que deve ser feita uma reunião para tratar do tema antes da abertura oficial do painel.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente