Participamos do

Ministro Passos destaca interesse privado em ferrovias

12:10 | Nov. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, destacou o interesse do setor privado nas concessões de ferrovias, dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL), do governo federal. Passos afirmou que 20 grupos já manifestaram interesse em estudar concessões de seis trechos ferroviários.

"Se todos forem até o final e apresentarem suas propostas, devemos ter 71 propostas a serem examinadas pelo governo para que se possa dar um passo importante no sentido da expansão da malha ferroviária brasileira", disse o ministro, na abertura da 17ª edição da feira ferroviária NT Expo.

Segundo ele, a Valec, estatal ligada ao Ministério dos Transportes, deve alcançar este ano um recorde em termos de investimentos. "Levamos algumas décadas para fazer 215 quilômetros de ferrovias. Esse quadro mudou completamente", apontou, acrescentando que estão sendo discutidas com o setor privado questões vinculadas a riscos, garantias e valores de capex.

O ministro também defendeu a integração entre as gestões estaduais e o governo federal para resolver gargalos na infraestrutura e citou como exemplo a reunião de ontem do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a presidente Dilma Rousseff para discutir soluções para a escassez de água.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente