Participamos do

Mantega: economia voltou a crescer no 3º trimestre

11:30 | Nov. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quarta-feira, 19, que o cenário econômico tem dado sinais de melhora, o que permitirá entrar 2015 em condições mais favoráveis. Ele acredita que a economia voltou a crescer no terceiro trimestre, o que pode virar o quadro de recessão técnica do primeiro semestre.

Segundo Mantega, o IPCA-15 de novembro, que ficou em 0,38%, foi uma boa notícia porque mostra uma desaceleração em relação ao mês anterior. "Significa que a inflação está crescendo menos. O que é uma boa notícia, como em alimentos e passagens aéreas. Nessa época do ano, normalmente, a inflação estaria acelerando um pouco e ela não está", afirmou em rápida entrevista ao chegar ao ministério da Fazenda.

Outra notícia boa, segundo Mantega, é que o desemprego caiu mais ainda e está em 4,7%. "Portanto, inflação para baixo, desemprego diminuindo e emprego melhorando. Além disso temos o índice de serviços anunciado esses dias que dá aceleração da atividade de serviço, em 6,4% em relação ao ano anterior", destacou. O ministro disse que também há uma melhora do crédito e da confiança.

Segundo ele, a economia também está crescendo mais no terceiro e quarto trimestres. Mantega lembrou que o IPC medido pelo apontou para uma taxa de crescimento no terceiro trimestre de 0,6%. "O que é um bom número. Se isso se confirmar no PIB significa que não terá havido recessão nos dois trimestres que eram negativos no primeiro semestre e que vão virar positivos", ponderou.

Mantega afirmou que a economia está voltando a crescer gradualmente porque o crédito voltou a crescer, as vendas de automóveis aumentaram e o comércio varejista também teve bom resultado em setembro. "Nós estamos num processo de recuperação e vocês não estão percebendo isso. Estão olhando só outras noticias da economia", disse. Mantega acha ser possível um crescimento da economia de 2% em 2015.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente