Participamos do

Kia apresenta dois modelos em São Paulo

22:53 | Nov. 04, 2014
Autor Jocélio leal
Foto do autor
Jocélio leal Editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios (Veículos, Imóveis e Empregos&Carreiras)
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Este ano a Kia participa do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (que vai até domingo, no Parque de Exposições do Anhembi) pela décima segunda vez. E marca a presença com dois lançamentos: o SUV de médio porte Sorento e a minivan Carnival, ambos em sua 3ª geração. No estande de 2.128 metros quadrados, a sul-coreana exibe 20 carros: Cadenza, Carens, Cerato, Mohave, Optima, Picanto, Quoris, Soul e Sportage. Todos estão nas lojas, mas há dois que não. São o Soul EV elétrico e o Optima 2.0 litros Híbrido.

José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, aposta que quando as condições tributárias forem igualadas, o Kia Optima 2.0 litros Híbrido será viável do ponto de vista técnico-comercial no mercado interno. O Brasil ofereceu incentivos aos automóveis híbridos, com a redução do imposto de importação de 35%, que pode chegar a 0%, dependendo de algumas características do carro e do motor. No caso Kia, contudo, 30 pontos porcentuais a mais no IPI, ante os acordos bilaterais do Brasil. Assim, com paciência oriental, segue no aguardo.

No estande, o Sorento está em exposição redesenhado. Aumentou a sofisticação dando ao SUV, de cinco e de sete lugares, mais espaço e inovações. A previsão é trazer para o Brasil em março de 2015. Tem transmissão automática de seis velocidades e sequencial, trações 4x2 e 4x4 e duas motorizações, de 2.4 litros, 16V, de 4 cilindros, com injeção eletrônica multi-sequencial. A montadora pôs 172 cavalos de potência a 6.000 rpm,ede 3.5 litros, 24V, 6 cilindros em V. Promete desenvolver 270 cavalos de potência a 6.000 rpm.

Carnival
O modelo estreou no Brasil em 1999. Noutros países é chamado de Sedona. Em exibição no Salão, o carro teve a estreia mundial de sua nova geração no Salão Internacional de Nova York, em abril. No Brasil, é outro que chega às concessionárias a partir de março de 2015. A versão de oito lugares tem motor V6 de 3.3 litros, com injeção eletrônica multi-sequencial. Roda à
gasolina, com potência de 270 cv a 6.400 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente