Participamos do

Índice de Serviços da Fipe tem alta de 0,20% em outubro

17:40 | Nov. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice Geral de Serviços (IGS) registrou inflação de 0,20% em outubro, depois de apresentar deflação de 0,03% em setembro, informou nesta terça-feira, 4, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A taxa apurada no décimo mês do ano é inferior à de 0,37% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na capital paulista. Em setembro, o IPC subiu 0,21%.

De acordo com a Fipe, a alta do IGS no décimo mês foi puxada pelo aumento de 0,85% no conjunto de preços de alimentos; de 0,42% registrado no grupo Habitação; de 0,14% em Transportes; de 0,66% em Saúde; e de 0,13% em Educação. Já o grupo Despesas Pessoais apresentou recuo de 1,55% em outubro e limitou uma alta menor do IGS no período, segundo a Fipe. Isso porque, explicou o coordenador do índice, o economista André Chagas, houve queda nos preços de recreação, com destaque para o declínio de 9,16% em passagem aérea. "Possivelmente, esses preços devem voltar a subir nas próximas pesquisas, por conta da proximidade das férias escolares", estimou.

No acumulado em 12 meses terminados em outubro, o IGS foi de 4,92% na comparação com alta de 5,33% do IPC em igual período.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente