Participamos do

IBGE: produção de automóveis opera abaixo de 2013

11:20 | Nov. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Apesar da recuperação na margem, a produção de veículos ainda opera abaixo do patamar registrado no ano passado, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física divulgados nesta terça-feira, 04, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi de 14,3% em setembro, ante o mesmo mês do ano anterior, a principal influência para o recuo de 2,1% no total da indústria no período. Houve perdas tanto na produção de automóveis quanto de caminhões.

A segunda principal queda foi em produtos alimentícios, de -6,7%. Outras contribuições relevantes foram de produtos de metal (-11,4%), de metalurgia (-6,5%), de outros produtos químicos (-4,1%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-5,3%), de máquinas e equipamentos (-2,4%), de bebidas (-3,8%) e de outros equipamentos de transporte (-6,8%).

"A indústria permanece com comportamento negativo, até porque, quando você olha em relação a 2013, a produção ainda está operando num patamar mais baixo. Nessas comparações com 2013, há predomínio de quedas, seja olhando as categorias de uso, seja olhando as atividades", afirmou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Em setembro, houve retração em três das quatro grandes categorias econômicas e em 16 dos 26 setores investigados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente