Participamos do

IBGE atualizará sistema de contas nacionais em 2015

17:00 | Nov. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A atualização do Sistema de Contas Nacionais será implementada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no primeiro trimestre de 2015. Com a mudança, os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao quarto trimestre deste ano e ao fechado de 2014 já serão anunciados de acordo com o novo sistema, afirmou nesta sexta-feira, 14, o diretor de Pesquisas do IBGE, Roberto Olinto. Os resultados de anos anteriores também devem sofrer alterações.

"Dentro do nosso planejamento, no primeiro trimestre do ano que vem já sai o novo Sistema de Contas Nacionais", disse Olinto, durante a coletiva dos resultados das Contas Regionais de 2012. Desde 2010, o IBGE não publica as Contas Nacionais Anuais, devido aos esforços de atualizar o sistema. Os resultados apresentados até então são obtidos a partir dos dados trimestrais.

O novo sistema vai a incorporar as novas recomendações internacionais para sistemas de contas, publicadas em 2009 com referência ao ano anterior. Os países teriam o período de 2014 a 2016 para adotarem essas medidas. "As recomendações que se aplicavam ao Brasil, nós introduzimos no sistema", explicou o diretor de Pesquisas.

Uma dessas recomendações, exemplificou Olinto, é que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D), bancos de dados e softwares e gastos com extração mineral passarão a ser contabilizados na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, como os investimentos são calculados no PIB). No sistema atual, esses gastos entram na categoria de consumo.

A mudança ainda vai promover uma alteração no ano-base da série histórica. Hoje, a base é considerada o ano 2000, e com a atualização passará ao ano de 2010. O novo sistema também vai incorporar dados do Censo Agropecuário de 2006 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009. "Além disso, nós fizemos uma pesquisa específica de consumo de matéria-prima pela indústria, sobre matrizes de consumo", detalhou Olinto.

Os resultados das Contas Nacionais Trimestrais referentes ao quarto trimestre e ao total de um ano costumam ser divulgados na última semana de fevereiro do ano seguinte ao de referência. Desta vez, as datas podem sofrer alterações.

"Como desta vez temos o sistema novo, isso deve levar a uma mudança das datas, o que nós ainda estamos avaliando", adiantou. Uma das possibilidades é o IBGE realizar duas divulgações: uma com as revisões das contas de anos anteriores e uma segunda para os dados inéditos de 2014. Segundo ele, o cronograma final será divulgado no fim deste ano.

Desde o ano passado, o instituto vem realizando seminários com usuários governamentais (universidades, Banco Central e BNDES, por exemplo) e privados (consultorias). Esse trabalho terá continuidade e será ampliado à imprensa neste período.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente