Participamos do

Honda anuncia nova morte provocada por problema no airbag

A explosão do item, que deveria ser de segurança, fez mais uma vítima, desta vez uma mulher na Malásia
18:19 | Nov. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta quinta-feira, 13, a Honda anunciou a morte de uma mulher na Malásia, em decorrência da explosão de um airbag defeituoso da empresa nipônica Takata. "Um airbag explodiu de maneira anormal e uma mulher faleceu em um acidente em julho", afirmou um porta-voz da montadora japonesa. Mortes pela mesma razão foram registradas nos Estados Unidos, sendo duas delas confirmadas pelas duas empresas.

A Honda é o cliente mais importante da Takata e, por conta da falha, teve que promover recall de milhões de veículos. As unidades envolvidas no chamado foram aquelas fabricadas nos anos 2000. Airbags destes veículos podem explodir de forma violenta, projetando fragmentos de metal e de plástico, colocando os passageiros em risco.

Segundo a Takata, o problema pode estar relacionado ao clima, pois a substância utilizada para inflar o airbag, o nitrato de amônio, pode se deteriorar em caso de muita umidade.

Analistas apontam que 16 milhões de veículos, de 11 marcas diferentes - entre elas Toyota, Nissan, BMW, Chrysler, Mazda, Ford, General Motors e Mitsubishi Motors -   foram submetidas a recall pelo problema. Metade dos chamados ocorreu nos Estados Unidos.

A Agência Americana de Segurança nos Transportes (NHTSA) está investigando o caso e procurando definir a responsabilidade das empresas, suspeitas de esconder vários incidentes durante anos. Senadores americanos também solicitaram uma investigação criminal do Departamento de Justiça.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente