Participamos do

Estudo do BC aponta motivos mais comuns de inadimplência

13:00 | Nov. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central divulgou nesta quarta-feira, 19, durante o VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, uma pesquisa qualitativa sobre endividamento. O estudo mostra que situações inesperadas, como falecimento de parentes ou perda do emprego, compras compulsivas e empréstimo do nome são os motivos mais comuns para que a pessoa se torne inadimplente. A pesquisa diz ainda que aumento de limites e pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito é visto pelos consumidores como "armadilhas" para o endividamento.

"As pessoas se entendem como responsáveis pelo próprio endividamento, mas acham que uma parte do problema está em instituição e na falta de clareza nas informações", disse Elvira Cruvinel Ferreira, chefe do Departamento de Educação Financeira.

Os dados foram coletados entre agosto e outubro no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre. O estudo, segundo o BC, tem como objetivo compreender o processo e os motivos do endividamento excessivo.

Microcrédito

O BC divulgou também a nota técnica Estudo Especial - Panorama do microcrédito. O documento traz informações sobre esta modalidade de crédito no âmbito do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). Com base no levantamento realizado na base de dados do BC, o documento traça as diferenças entre as modalidades de crédito dentro dessa opção, que permite a realização de operações de crédito de menor valor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente