Participamos do

Emprego na indústria cai 0,37% em outubro, diz Fiesp

14:30 | Nov. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após cair 0,34% em setembro ante agosto, o nível de emprego da indústria paulista acelerou a intensidade da queda para -0,37% em outubro na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 13, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na mesma base de comparação, só que na série sem ajuste sazonal, o Índice de Nível de Emprego recuou 0,49% no período, ante queda de 0,24% em setembro. Em números absolutos, a indústria paulista teve um saldo de 12,5 mil demissões no décimo mês do ano.

Em relação a outubro do ano passado, o nível de emprego da indústria paulista diminuiu 4,63%, ao registrar um saldo de 123,5 mil demissões no período de um ano. Já no acumulado de 2014 até outubro, o setor manufatureiro paulista encerrou 51 mil vagas de trabalho, o equivalente a uma queda de 1,94% do nível de emprego.

Dos 22 setores nos quais a Fiesp divide a indústria no Estado, 14 demitiram funcionários em outubro, seis contrataram e dois mantiveram seu quadro de empregados. A indústria que mais demitiu foi a de produtos alimentícios, com o fechamento de 5.205 vagas. O segmento de confecção de artigos de vestuário e acessórios, por sua vez, foi o que mais contratou (414 pessoas).

O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, prevê que o emprego na indústria paulista deve encerrar o ano com um saldo negativo de mais de 100 mil vagas. "Eu diria que, ao concluir o ano, teremos eventualmente o pior ano da série (histórica). A nossa previsão, tida como alarmista, encaminha-se para esse resultado", afirma em nota enviada à imprensa. Segundo a Fiesp, uma demissão tão expressiva no setor só tinha sido registrada até agora em 2009, auge da crise internacional, quando a indústria do Estado demitiu pelo menos 26 mil funcionários.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente