Participamos do

Demanda das empresas por crédito cresce 12,6% em outubro

11:20 | Nov. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A demanda das empresas por crédito cresceu 12,6% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês imediatamente anterior, houve recuo de 0,7%. Já no período acumulado de janeiro a outubro de 2014, a procura das empresas por crédito expandiu-se em 5,2% frente ao mesmo período do ano passado. Os números são do Serasa Experian.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as incertezas relativas ao quadro eleitoral, o ambiente de estagnação da economia e as taxas de juros em retomada de elevação, influenciaram negativamente a busca empresarial por crédito durante o mês de outubro/14.

Portes empresariais

A queda mensal da demanda empresarial por crédito em outubro/14 verificou-se em todos os portes empresariais, especialmente nas micro e pequenas empresas, as quais registraram retração de 0,7%. Nas médias empresas a queda foi um pouco menor, de 0,6% frente a setembro/14. Já nas grandes empresas, a demanda por crédito ficou praticamente estável em outubro, acusando variação de -0,1% perante setembro/14.

No acumulado de janeiro a outubro de 2014, as grandes empresas lideraram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 6,5% frente o mesmo período do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 5,7% ao passo que nas médias empresas houve recuo de 3,6% na procura por crédito no acumulado de janeiro a outubro de 2014.

Análise por setor


No Nordeste o avanço no acumulado destes dez primeiros meses de 2014 foi de 7,1% frente ao período acumulado de janeiro a outubro de 2013. De janeiro a outubro de 2014, as regiões Centro-Oeste e Norte estão exibindo os maiores avanços em termos da demanda empresarial por crédito, com altas de 10,6% e de 10,3%, respectivamente, frente ao mesmo período do ano passado. Por fim, nas regiões Sul e Sudeste as altas foram bem menores, de 3,7% e de 3,0%, respectivamente, na comparação com janeiro a outubro do ano passado.

Apenas as empresas de serviços cresceram a sua demanda por crédito em outubro/14, atingindo variação positiva de 0,2% perante setembro/14. Por outro lado, tanto as empresas comerciais quanto industriais exibiram quedas em suas procuras por crédito no mês passado, de 1,3% e 1,6%, respectivamente.

No período de janeiro a outubro de 2014, a expansão da demanda empresarial por crédito ocorreu mais intensamente no setor de serviços, com alta de 7,4% frente aos primeiros dez meses de 2013. Na indústria, a busca por crédito evoluiu 6,7% no período de janeiro a outubro de 2014. Por fim, no setor comercial, a alta da demanda por crédito foi de 2,8% no período acumulado de janeiro a outubro deste ano.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente