Participamos do

China lança minuta sobre sistema de seguro de depósito

09:30 | Nov. 30, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A China lançou neste domingo uma minuta de plano de criação de um sistema de seguro de depósito, há muito tempo aguardado. A expectativa é que esse sistema possa trazer mais disciplina na assunção de riscos ao setor bancário e pavimente o caminho para permitir que os bancos possam disputar depositantes livremente.

A minuta de plano, divulgada pelo Conselho de Estado no site do Escritório de Assuntos Legislativos, dá ao público um mês para enviar comentários sobre o sistema proposto. O documento não indica uma data de início do sistema, mas representantes do banco central chinês disseram na semana passada que o plano entraria em vigor em janeiro.

De acordo com o texto, contas bancárias individuais estariam cobertas até 500 mil yuans (US$ 81 mil).

Atualmente, todos os bancos de depósito na China têm uma presumida garantia implícita total do governo. Isso permitiu que os bancos mantivessem empréstimos ruins e que investidores fizessem investimentos arriscados, acreditando que o governo os ajudaria se necessário.

Autoridades chinesas disseram que o seguro de depósito, que está em discussões há duas décadas, poderia ajudar os bancos e seus clientes a avaliar melhor os riscos e oferecer uma melhor proteção para a estabilidade financeira do país em caso de crise.

O seguro de depósito "vai proteger melhor os direitos dos depositantes" e manter "a confiança do público no sistema bancário da nossa nação", disse o banco central, o Banco do Povo da China (PBoC), em comunicado que acompanha a minuta de plano. O banco central informou que o plano vai "assegurar que os riscos serão descobertos mais cedo e que os riscos vão surgir com menos frequência". Fonte: Dow Jones Newswires

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente