Participamos do

Brasil cumpre 66% dos compromissos

07:40 | Nov. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Brasil cumpriu 66% dos compromissos firmados há um ano na reunião das 20 maiores economias do mundo, o G-20, em São Petersburgo, Rússia. O dado consta de uma pesquisa do Grupo de Pesquisas do G-20 da Universidade de Toronto. Com esse desempenho, o País ocupa um lugar no modesto "Grupo 5" e o governo brasileiro recebeu a quarta pior nota do estudo. O Reino Unido cumpriu 91% dos compromissos firmados há um ano e ocupa a melhor posição no ranking.

Em setembro do ano passado, as reuniões do G-20 na Rússia geraram 281 compromissos entre os países-membros. Dessa lista de promessas, o grupo destacou 16 compromissos como prioritários. Os temas que exigiam mais atenção passavam pela macroeconomia com o aumento do investimento e acesso ao crédito e também citavam apoio ao comércio externo, regras para evitar a evasão fiscal e melhoria do mercado do trabalho, entre outros.

Ao comparar esses temas, o estudo mostrou que o Brasil cumpriu 66% dos compromissos e está no "Grupo 5" que recebeu a quarta pior nota do estudo. Entre os temas atendidos pelo Brasil, estão a redução da volatilidade dos preços agrícolas, favorecimento das energias limpas, criação de empregos, apoio aos programas de formação profissional, combate à corrupção e adoção de medidas pró-investimento.

Por outro lado, políticas contra a evasão fiscal, medidas contra as mudanças climáticas, desenvolvimento da economia verde e a redução do custo das remessas de trabalhadores não foram atendidas pelo Brasil. Os demais temas - acesso ao crédito, desenvolvimento do comércio exterior e melhoria da administração tributária - estão parcialmente atendidos ou em andamento, diz o estudo.

Com o cumprimento de 66%, o Brasil ocupa lugar no "Grupo 5" da avaliação que tem oito categorias. O "Grupo 1" tem a melhor avaliação e o "Grupo 8", a pior. Assim, o grupo brasileiro recebeu a quarta pior avaliação. Junto com o País, também estão o Canadá, Coreia do Sul, Japão, Rússia e Turquia.

O Reino Unido é o único na categoria com melhor nota, ao cumprir 91% dos compromissos. Alemanha e França estão em seguida, com 88%. Estados Unidos cumpriram 81% e o México, 69%. Piores que o Brasil, estão África do Sul (Grupo 6, com 59%), Argentina e China (56%) e Arábia Saudita, único integrante do último grupo, com 53% de cumprimento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente